segunda-feira, 1 de março de 2010

Essa turma não toma jeito.

Por Cezar Miranda.

Lá estava eu acordando para mais um dia de trabalho quando resolvi assistir ao Bom Dia? Brasil desta segunda – feira, para ver qual seria a pérola da vez, depois de um levantamento do Datafolha sobre a sucessão presidencial.

Após uma justa homenagem ao Advogado, empresário e dono de um grande acervo de livros, José Mindlin, Miriam Leitão, a urubóloga de plantão, junto com o Malufista Alexandre Garcia como diz Paulo Henrique Amorim, e o casal de Renatos (a) tanto o Machado quanto a Vasconcellos, esporam seus lados de leitores, dizendo que, a leitura é de fundamental importância para o desenvolvimento de um País. Até aí tudo bem, uma coisa óbvia essa análise deles.

Mas, logo a diante começaram com aquele discurso separatista e preconceituoso. Primeiro a começar com a estória da carochinha foi à apresentadora Renata Vasconcellos: “Nos Estados Unidos a população ler mais... E blá...Blá... Blá...”, logo em seguida emendada por Renato Machado, afirmações típico de pessoas que, Americanizam ou Eurocentrizam tudo o que vier pela frente.

Aí vem a Miriam Leitão, dizendo que é apaixonada pelos versos de Carlos Drumonnd de Andrade. Nossa!!! Que espetáculo, o poeta deve está muito feliz por isso, a economista que mais dá palpite errado na face da terra está dizendo que é fã do poeta, a economista que mais defende FHC/Serra/Neoliberalismo faz jura de amor aos seus poemas, que espetáculo, esplêndido, acho que ele não está gostando nada... Nada... De uma pessoa que defende a venda dos nossos bens para o estrangeiro, que rezou para o Brasil quebrar na crise mundial, ele deve tá amando isso.

Para completar o time, vem o tal do Alexandre Garcia, dizendo que em um País acostumado a não ler, José Mindlin deveria ser exemplo, e que a ignorância de um povo passa por ele não gostar de ler. O que será que ele quis dizer com isso? Que o povo brasileiro é burro? Que o povo brasileiro é ignorante, que não gosta de ler. Por que eles se vangloriam de que são os melhores, como se fossem os únicos que gostassem da leitura.

Ora. O que será leitura para eles, será que é ler os livros do FHC, do Arnaldo Jabor, do Ali Kamel? Será que essa turma não vai cair em si e ver que os grandes culpados do “não costume” de ler dos brasileiros, como eles dizem, além do processo de colonização que excluiu e tirou do povo a educação, foram os Governos passados que não investiam em extensões universitárias? Que estavam se lixando para a camada “mais baixa” da nossa sociedade. E os Realitys Shows deles, ensinam o povo a ler e pensar? E os jornais nacionais da vida, que serviço presta ao povo Brasileiro mentido e omitindo fatos e matérias? Aí que dizer que a Educação do Governo Paulista de Serra é exemplo para o País. Pois é meus caros, esse povo não toma jeito mesmo.

Esse negócio de que os brasileiros não gostam de ler, é balela de uma elite separatista que quer desqualificar os avanços obtidos e a inteligência do nosso povo. E eles, será que são adeptos da leitura mesmo ou é só discurso? Pra que serve a inteligência deles, para ficar se gabando, menosprezando o restante da população. O Brasil e os brasileiros são sim inteligentes, o Brasil e os brasileiros não são acomodados e gostam de ler sim, apenas não curtem tipos de pessoas e livros que só servem para exaltar o ego de alguns ditos “intelectuais” como se intitula FHC.

Mas acho mesmo é que, na eminência da derrota e do estrago causado após a última pesquisa do Datafolha, o desespero e a falta de rumo tomaram ainda mais conta do PIG. Não querer divulgar a pesquisa, tudo bem, agora se aproveitar até da morte de um grande homem como José Mindlin, para tentar influenciar e criar fatos negativos para o País é o fim da picada.

Nenhum comentário: