segunda-feira, 8 de março de 2010

As mulheres na política.

Hoje, 08 de março, é o dia internacional da mulher, data propícia para discutir a participação da mulher na política. Nas eleições de 2010, pela primeira vez teremos duas mulheres entre os principais candidatos à presidência da República. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pelo PT, e a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pelo PV.

Mas, se por um lado, o país pode eleger pela primeira vez uma mulher presidente, ainda precisa caminhar muito para que a participação feminina na política aumente.

As mulheres representam a maioria do eleitorado brasileiro (51%), mas são poucas as que se arriscam a encarar o mundo político.

A Constituição Brasileira reserva 30% das vagas para mulheres nas chapas proporcionais (candidaturas a deputada estadual e federal), mas os partidos quase sempre tem dificuldade para cumprir esta cota. Com isso, as chapas terminam incompletas.

O País tem hoje 45 deputadas federais, ou 8,8% da Câmara, formada por 513 parlamentares. Segundo levantamento da União Interparlamentar (IPU, sigla em inglês), com sede em Genebra, na Suíça, a proporção de mulheres parlamentares no Brasil equivale à metade da média mundial, que é de 17,1%. No Senado, são 10 mulheres de um total de 81 senadores.

Essa baixa participação política se repete nas Assembleias Legislativas e Câmara Municipais por todo o Brasil.

É uma pena! Embora honestidade e competência não tenham gênero, com uma participação feminina maior, nossa representação política seria mais diversificada e mais bonita.

Fonte: http://www.blogdocampbell.com.br

Nenhum comentário: