terça-feira, 2 de março de 2010

Sobre as pesquisas.

Analisando alguns blogs para ver dados e repercussões da última pesquisa do Datafolha, parei no Blog do Campbell e vi alguns números e cruzamentos importantes a respeito do levantamento feito sobre a corrida presidencial.

Um dado que achei interessantíssimo, entre outros, e que com certeza fará a diferença Pró – Dilma é o seguinte:

Datafolha: Metade dos eleitores de Serra não sabe que Dilma é a candidata de Lula.

Cruzamentos *


Quando o entrevistador apresenta a lista com cinco nomes (Serra, Dilma, Aécio, Marina e Ciro) a maioria, 59%, acerta: é Dilma. Há 32% de “não sabe” e 9% que citam os outros candidatos. Quando mais pessoas souberem que ela é candidata de Lula a tendência é que ela cresça, como já foi dito aqui. Porém quando se cruza estas informações com as intenções de votos surgem uma situação óbvia e uma duvidosa.

- Óbvia é que 88% dos eleitores que declaram voto em Dilma sabem que ela é a candidata apoiada pelo presidente, 9% vem dos eleitores que não sabem que Lula apóia e apenas 3% declaram voto nela pensando que Lula apóia outro candidato.

- A dúvida é sobre os “eleitores de Serra”. Dos que declaram voto no candidato do PSDB, 51% sabem que Lula apóia Dilma (e votam nele independente disso), 7% acham que Serra é o candidato apoiado por Lula, 6% citam os outros candidatos e 36% não sabem que Lula apóia. A questão é: quando a metade de eleitores de Serra descobrirem que Dilma é a candidata de Lula, ele perderá votos?

E os outros candidatos?

Em relação a Aécio, Ciro e Marina apresentam proporção similar a de Serra: um pouco mais de 50% sabem que Lula apóia Dilma, cerca de 35% não sabem e o restante acredita que ele apóia outros candidatos.

Na eminência da derrota, qual será a reação de Serra? Será que ele vai correr quando o “bicho pegar” como fez na Ditadura Militar ou em 2006 quando ficou com medo do banho de votos que o Lula ia dá e correr mais uma vez? Aécio já deu sua “tacada” no Serra ao negar concorrer à vice, apesar da insistência da turma tucana, ele agora que se vire. FHC quer o “tenho jatinho porque posso” Tarso Jereissati para vice. Agora vai... Tarso querer disputar votos com Lula no Nordeste... Agora vai... E para completar os DEMos, eles mesmos, os DEMos, não querem ser preteridos e deram o ultimato ao Governador de São Paulo, ou o vice é dos DEMos ou eles caem fora... Agora vai.... Agora vai...

Pois é, para os analistas de Platão que sempre ficavam subestimando a capacidade de Lula e de Dilma, agora estão atordoados sem ter o que fazer ou explicar.
Tirando meu lado Petista e falando racionalmente, isso é só o começo, esse negócio que Dilma não tem experiência, que Dilma não sabe se portar diante as criticas e aos debates, vai ser desmistificado. Pergunta ao Agripino Maia dos DEMos, o que aconteceu quando ele, que ajudou a ditadura, provocou Dilma dizendo que ela mentiu na prisão quando ela era torturada na ditadura.

Aguardemos a próxima pesquisa e as novas reações.

Por Cezar Miranda
Com http://www.blogdocampbell.com.br/

Nenhum comentário: