segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Operações da PF: Lula X Fhc.

Houve um tempo, e até bem recente, em que a Justiça só funcionava para os pobres. A situação ainda não se transformou totalmente, mas “nunca antes na história desse país”, como gosta de dizer o presidente Lula, se viu tanta gente graúda sendo presa e respondendo a processos.
>>>
O governo não é a Justiça, mas quando tem compromisso com a ética não só leva a ela situações irregularidades como evitar, por este exemplo, que outras ocorram.
>>>
Desde o início do governo Lula, a Polícia Federal aumentou o número de operações de grande porte e o volume de prisões. E as ações se concentraram, sobretudo, em crimes contra os cofres públicos e a sonegação fiscal. Nunca se viu tanto banqueiro, juízes, políticos, auditores e policiais sendo presos ou processados. De 2003 até o início de setembro desse ano, de acordo com números da
PF, foram mais de mil operações, com 14 mil presos, sendo 1.700 servidores públicos.
>>>
A imprensa, por razões eleitorais, tenta passar a existência de um clima de impunidade no país, principalmente em relação a integrantes do governo e a parlamentares, num esforço permanente de desacreditar a política e alienar a sociedade.
>>>
Lula não deixou barato essa questão ao afirmar hoje em Criciúma, na inauguração de trechos da duplicação da BR-101, que o governo não tolera e reprime casos de corrupção, como registrou o
Estadão.
>>>
“Quando tem roubo, a gente pega. Vocês viram o que aconteceu, agora, no Amapá. Só tem um jeito de um bandido não ser preso neste país: é ele não ser bandido. Porque, se for bandido e a gente descobrir, a gente pega. Houve um tempo em que não era assim, houve um tempo em que era mais fácil levantar o tapete e jogar para baixo. Agora não. Então, é muito difícil. ”
>>>
Os números testemunham por Lula. A Polícia Federal e várias outras instâncias do governo se uniram ao Ministério Público e agiram como nunca. Lula podia comparar as mais de mil operações da PF em seu governo com as 28 dos oito anos de Fernando Henrique Cardoso e perguntar quem foi o mais interessado em combater a corrupção no país.
>>>
Postado originalmente no blog Tijolaço do Brizola Neto

Nenhum comentário: