domingo, 7 de fevereiro de 2010

Queremos cultura e informação!!

Por Cezar Miranda

Não é de hoje que o nível cultural da Televisão brasileira está caindo, e cada vez mais – não sei o porquê – a população dá tanto crédito a programas de baixo nível de formação. Parece-me que, o modismo está ganhando cada vez mais espaço e seduzindo as mentes e corações de pessoas do mundo contemporâneo.

O que fazer, por exemplo, quando você liga a Tv e está passando o Big Brother? Quando você escuta o Pedro Bial falando coisas sem pé nem cabeça. Um programa que, além de baixo nível cultural traz um apelo muito forte a nudez, a apelação demasiada do sexo, expondo a intimidade como se essa fosse uma roupa estampada em uma vitrine. Onde os valores éticos e morais são tratados com ironias e sarcasmos pelos participantes.

O que fazer quando ligamos a televisão e vemos nas novelas o apelo à traição, e passando a mensagem que “malandro é malandro e mané é mané”? Que trata a instituição família como uma coisa secundária, brega, do passado.

Não estou com isso querendo ser moralista, mas é preciso, porém, sermos críticos a certos tipos de “Programas” fruto da indústria capitalista da mídia, que a todo o momento produzem moda, tipo ou gênero de indivíduos. Por exemplo, pessoas com corpo esbelto, mulheres com nomes de frutas, em fim, uma salada de modismo que só serve para diminuir o nível cultural da população.
Não podemos discutir, entretanto, o gosto de cada um. Se programas desse nível ainda tem “força” é porque ainda existe uma clientela e quem o assiste. Mas já está na hora de a televisão nacional se preocupar mais com o nível cultural de seus programas de entretenimento.

Precisamos de programas de entretenimentos sim, porém, com mais qualidade, informação e cultura, afinal somos um país riquíssimo em artista e talentos, onde a descontração está na alma do nosso povo.

5 comentários:

NOTÍCIAS DE POMBAL disse...

VISITEM O BLOG DE POMBAL E ENCONTRA UMA VARIEDADE DE CD´S DVD´S FILMES APOSTILAS LIVROS REVISTAS ALEM DE CONHEC UM POUCO DA HISTORIA DE NOSSA QUERIA CIDADE CONTATA ATRAVES DOS SEUS PRINCIPAIS ESCRITORES ACESSE www.noticiasdepombal.blogspot.com

E AGRADEÇEMOS A SUA VISITA

Anônimo disse...

Eu fico de morte com essa programa. O seu sucesso traduz a falta de cultura do mundo subdesenvolvido. Claro que um programa de espetaculosidades faz sim sucesso num Brasil de mente curta e irresponsável. Num submundo onde se misturam a mídia e a ralé da pobraiada imbecis; no mundo onde a má costume do especular, do vigiar a vida alheia e do julgar as atitudes das pessoas é uma coisa como que 'nada a haver', não faz mal, faz parte, simplesmente corriqueiro. venhamos e convenhamos, o programa big 'bósta Brasil, é-nos vendido pela poderosa Endemol,empresa holandesa que só faz fazer de trouxa esse clube de telespctadores levianos que preferem aceitar uma cena da realidade falseada, com car de jogo com fins capitalista e promotora do ego. No meu ponto de vista em nada acrescenta ao que assiste e a cultura já sabe...pra lá de Bagdá! Aliás, acho que em Bagdá há mais vergonha, embora moralista do que nas telas da plim-plim. Uma vergonha! A vida de quem assiste empobrece e a pessoa nem sente. Enriquece sim, os desejos, dos aspectos escondidos. Afinal vê aquelas gostosonas de biquíni,deixando de fora seus corpos sarados, passando protetor, xampu, sem descrição nenhuma, é excitante para cada sexo. Causa euforia na mulherada? Causa. Nos homens faz efeito? Sim. Causa trambiliques...
A Globo e o formato do Big Brother só conduzem a todos os que assistem ao esquecimento de nossa pura realidade, o desemprego, a fome, a corrupção, o péssimo serviço de saúde, e por ai segue o mundo do suerficial, da merda que é esse programa.

Júnior Miranda... disse...

Parabéns Cezar pelo artigo, infelizmente os programas chamados "reality shows" e tantos outros programas de baixa qualidade ainda prendem uma grande parcela da população, e o pior, da população jovem. Mas, continuemos fazendo nosso papel de formiguinha diante da chamada "grande mídia"

Marcelo do PT disse...

O bbb é a cara da TV GLOBO!
Muito baixo nível.
Parabéns pelo artigo.

Edilene Amaral disse...

Eu bem que toparia ir buscar aquela graninha,Cezar!!!
Seria ótimo ter uma vida de pata, Só piscina he he he Mas a frescurite daquele povo...hummm Acho q não aguentaria. Ia dar babado os arrancas rabos,heim!
Sabe por que a era bobeirol está no auge? Porque estamos vivendo um mundo de poucos heróis, amado. meu herói mais recente foi o Dr. Francisco Cembranelli.E o que ele tem de incomun? Nada. Ele apenas é o cara comum ,o cara que trabalha certo na justiça.