terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

SOCORRO, ELES NÃO QUEREM QUE A GENTE PENSE!

Por Cezar Miranda

A Oligarquia tradicionalista que detém o monopólio da comunicação no nosso país ainda continua com o seu jeito e Padrão Manipulação de Qualidade, não obstante aos avanços que alcançamos no que diz respeito ao senso crítico sobre a mídia.

Entretanto, muita gente, inclusive pessoas com certo grau de instrução, continuam a ser manipuladas por formulas feitas para diminuir ou retardar o processo de pensar que é próprio do ser humano. Quantos Realitys shows são criados para impor um modo de vida à população de acordo como pensa essa elite que manipula a cultura do nosso Brasil. É o que eles querem, impor um programa ou estilo de vida para maquiar a realidade.

Por exemplo: o famoso Big Brother. A enorme cobertura que as Organizações Marinhos dão a este Reality Show em detrimento a matérias importantes que atingem diretamente a vida da população, como a caso das enchentes em São Paulo que vitimou várias pessoas onde a globo colocou a culpa no povo pobre, ou a cassação de Kassab que, o canal do Plim... Plim... disse que era contraditória a interpretação do Juiz que determinou que ele saísse do cargo, para não citar outros exemplos.

Outro questão que podemos citar é a Eurocentrização ou Americanização da ideologia ou cultura nacional. Revistas inspiradas em modelos norte americanos como a Veja. Editoras com seus modelos “times” como a Editora Abril dos Civitas. Filmes inspirados nos modelos Hollywoodianos. Aquela coisa “se é americano, é bom". Em fim, é isso que quer a mídia conservadora, criar um Oligopólio, típico do mundo capitalista, para fazer com que o povo não pense, apenas consuma. Não tenham o senso crítico e sim concordem, “balancem a cabeça”.

Fiquemos, porém, atentos para não passarmos por um processo de alienação. Para não ficarmos acomodados, sem saber o que se passa. Para não cairmos na imposição que só o que é de fora é que presta. Que a solução está nos Estados Unidos ou na Europa. Não podemos esquecer que o processo de mudança e revolucionário passa por nossas mentes, talvez seja isto o que nos falta para mudarmos a realidade do monopólio.

A democracia também tem que passar pelos meios de comunicação. Não pode ficar restrita nas mãos dos Marinhos, dos Civitas, dos Frias, por exemplo. A informação tem que está nas mãos da comunidade. A concessão de rádios tem que ser dada não só para os “poderosos”, mas para aqueles que querem levar cultura popular, informação e formação a comunidade. A informação tem que ser usada como uma força transformadora da sociedade, e não como uma ferramenta das tradicionais famílias para monopolizar e aculturar o nosso povo.

Avante Brasil!!

Nenhum comentário: