quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O PT É UM PARTIDO DE ESQUERDA!

Por Cezar Miranda

Desde a chegada de Lula ao poder em 2002. Muito tem se falado que o PT abandonou suas raízes, que deixou de ser um Partido de Esquerda e que deu uma guinada à Direita – tese que eu não concordo – e vou elencar alguns pontos para defender meu pensamento.

Primeiro. Assim como a sociedade a política é heterogênea, é feita de várias tendências. Não se pode chegar ao poder se isolando, achando que só com sua “corrente de pensamento”, e seus defensores você levará seu projeto, e conseguirá por em prática aquilo que acredita. É preciso, fazer alianças, mesmo que, essas sejam feitas com o grupo da família “Sarney”, por exemplo. Não se chega a lugar nenhum achando que só seus conceitos estão certos. Entretanto é preciso manter a essência, defender sua tese e por em prática seu projeto, coisa que o PT faz, mesmo que o Sistema obrigue que esse processo seja dado a passos menos rápido do esperado.

Segundo. Uma nação não é feita apenas por um setor da sociedade, como eu disse, é feita por um conjunto de classes, segmentos e setores. Um presidente não pode governar apenas para um grupo em detrimento de outro – apesar de alguns necessitarem de uma maior atenção – mas sim para todos, como Lula e o PT o faz. Porém, é preciso corrigir as injustiças históricas, como desigualdade, desemprego, desatenção as classes menos favorecidas, em fim, a todo um descaso que está enraizado no Brasil desde o seu processo de colonização. E como frisei Lula e o PT estão fazendo, mesmo que a passo lento, pois o sistema assim o exige.

E preciso entender que, as teorias e teses evoluem, o radicalismo que outrora era necessário – devido a situação – hoje em dia não cabem mais. O diálogo é preciso e necessário – outro ponto que Lula e o PT mantêm – para não cairmos no fundamentalismo que tanto mal faz. Acho que é isso que, pessoas que faziam parte do quadro do partido não entendem, e se entendem, não querem dá o braço a torcer ou preferem ficar isolados só para ser taxados de “diferentes”.

É preciso acreditar no idealismo. É preciso defender o que pensamos e acreditamos. É preciso ser combativo e lutar por mais igualdade, justiça e oportunidade. É necessário não deixar nossos sonhos morrerem. Porém, é preciso entender que, toda a mudança passa por um processo e não é conquistada de um dia para o outro, e sim é fruto de uma luta cotidiana que passa por muitos espinhos e pedras e a custa de muito suor. Por isso acredito e tenho a convicção do papel e da importância de Lula, do PT e da esquerda. E afirmo! O PT é o mesmo partido de esquerda e dos trabalhadores, apenas aprendeu que sozinho não vai a lugar nenhum.

Nenhum comentário: