terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Dá para confiar no PIG?

Por Cezar Miranda
.
A mídia conservadora que sempre se passou por democrática e defensora da liberdade e que na verdade é filha da ditadura e do Golpe de 1964, está passando por uma crise sem precedentes – apesar de ainda deter o monopólio perante o público – e parece está sem rumo e sem saber o que fazer diante a queda de audiência e a redução de assinaturas de seus exemplares.

Além do avanço da internet, dos blogs e portais de notícias, outro fator que deve ser levado em conta é que, a máscara dessa mídia tradicional e elitista está caindo e a população não confia mais na sua famosa “imparcialidade”, e está descobrindo a quem ela serviu e serve desde o golpe de 64, ou seja, aos militares e afins que deram sustentação a ditadura militar.

A turma que levou Getúlio Vargas ao suicídio, que avacalhou a vida de Jango, até levá-lo a deposição, que nos anos militares, emprestava carros de reportagem aos torturadores, como é o caso da Folha de São Paulo, da Rede Globo que, em reciprocidade ao apoio à ditadura, recebia anúncios e mais anúncios dos governos militares como forma de pagamento, e às custas da ditadura militar enriqueceu e tornou-se um fabuloso império nascido na lama e da lama, é aquela que também já tentou dá um golpe no Governo Lula – e a todo Governo que tenha origem no trabalho - e que a todo custo tenta manter uma credibilidade que está em nível baixíssimo.
.
Vejam um editorial golpista da Globo durante o período Ditatorial que encontrei: “Vive a nação dias gloriosos. Porque souberam se unir todos os patriotas [...] para salvar o que é essencial: a democracia, a lei e a ordem. Graças à decisão e ao heroísmo das Forças Armadas, o Brasil livrou-se do governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo para os rumos contrários à sua vocação e tradições... Salvos da comunização que celeremente se preparava, os brasileiros devem agradecer aos bravos militares, que os protegem de seus inimigos”. O Globo.

Dá para confiar numa empresa que apoio os torturadores e as torturas? Dá para acreditar nas notícias repassadas por ela? Em quem confiar? Com quem se informar? São perguntas que devemos fazer para não sermos manipulados por arcaicos sistemas de comunicações que querem manter a todo custo seu monopólio.

Nenhum comentário: