quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dia 19 de agosto, dia do historiador.

por Cezar Miranda
>>>>
Alô amigos historiadores, hoje, dia 19 de agosto, é o nosso dia, dia do historiador, vivemos um momento importante em que nossa profissão está preste a ser regulamentada, veja aqui o dossiê sobre a regulamentação da profissão de Historiador, sem falar que, aumenta a cada dia o número de revistas de história publicadas com certa regularidade. Porém é preciso avançarmos mais. É essencial também, nós historiadores, professores e pesquisadores usarmos a História como instrumento de compreensão e transformação da realidade contemporânea.
>>>>
Abaixo alguns grandes historiadores descrevem a importância, a função e o papel da História, não só para os historiadores de ofício, mas para todos que são apaixonados pela matéria.
>>>>
>>>>

“AMO A HISTÓRIA. SE NÃO AMASSE, NÃO SERIA HISTORIADOR. FAZER A VIDA EM DUAS: CONSAGRAR UMA À PROFISSÃO, CUMPRIDA SEM AMOR; RESERVAR OUTRA A SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES PROFUNDAS – ALGO DE ABOMINÁVEL QUANDO A PROFISSÃO QUE SE ESCOLHEU É UMA PROFISSÃO DE INTELIGÊNCIA. AMO A HISTÓRIA E É POR ISSO QUE ESTOU FELIZ POR VOS FALAR, HOJE, DAQUILO QUE AMO” .
>>>>
Lucien Febvre


“O BOM HISTORIADOR SE PARECE COM O OGRO DA LENDA: ONDE FAREJA CARNE HUMANA, SABE QUE ALI ESTARÁ SUA CAÇA”
>>>
Marc Bloch.







“SER MEMBRO DA CONSCIÊNCIA HUMANA É SITUAR-SE COM RELAÇÃO AO SEU PASSADO”.
>>>
Eric J. Hobsbawm.







“A FUNÇÃO DO HISTORIADOR É LEMBRAR A SOCIEDADE DAQUILO QUE ELA QUER ESQUECER”.
>>>>
Peter Burke.

Nenhum comentário: