segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mujica: EUA já não são o patrão absoluto e estão em retirada.

O presidente uruguaio, José Mujica, eleito em março passado, ressaltou o papel da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) no continente e assegurou que os Estados Unidos "já não são o patrão absoluto" da região. Segundo ele, é preciso ajudar o governo norte-americano a se dar conta de que já está "em retirada".
>>>>>
"Temos que ajudar os Estados Unidos a ver que está em retirada e que deve administrar a retirada. Começou a perder, tem que se dar conta de que há outros e que já não é o patrão absoluto", disse Mujica, em entrevista ao diário "Tiempo argentino".
>>>>>
Mujica disse que o presidente norte-americano Barack Obama "representa uma necessidade histórica dos Estados Unidos de se adaptarem a ser importante, mas entre outros também importantes." O presidente também falou sobre a Unasul e a indicação ex-presidente argentino, Nestor Kirchner como secretário geral do bloco regional.
>>>>>
"Andar bem com os vizinhos é um princípio", sentenciou Mujica, em alusão ao governo de sua colega Cristina Kirchner, tendo em vista as tensas relações que viveram ambas as nações antes da sentença da Corte Internacional de Justiça de Haia, sobre a instalação de uma planta de celulose da finlandesa Botnia, na fronteira uruguaia de Fray Bentos, nas margens do Rio Uruguai, cuja administração é compartilhada.
>>>>>
No passado mês de abril a corte se posicionou a favor da Argentina. O órgão considerou que não havia provas conclusivas que permitissem estabelecer que a papeleira esteja "afetando a qualidade das águas" do rio fronteiriço. "Levamos cinco anos de conflito e se amontoaram problemas na agenda que, vistos em seu conjunto, são mais importantes que a ponte", disse o presidente uruguaio; "Vivemos 200 anos sem ponte. Podemos viver outros 200 assim", acrescentou.
>>>>>
Fonte: Telesur
Com: Portal Vermelho

Nenhum comentário: