segunda-feira, 17 de maio de 2010

A força de Lula: o dia em que um ex-metalúrgico brasileiro conseguiu o que as grandes potências não conseguiram.

>>>>
A notícia que o G1 foi "obrigado" a dar:
>>>>>
'A diplomacia venceu', diz Lula sobre acordo nuclear com o Irã.
Presidente disse que com o diálogo é possível construir a paz.
>>>>
Chanceler brasileiro não acredita que há razões para novas sanções ao Irã.
>>>>
Em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente desta segunda-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim comemoraram o acordo nuclear assinado nesta segunda com o Irã e a Turquia, em que o Irã concordou em fazer a troca de combustível nuclear na Turquia.
>>>>
Para Lula, o Brasil teve um papel importante nas negociações, sobretudo por conta das afinidades entre os ministros das relações exteriores dos três países. “Foi uma coisa extraordinária. Eu acho que a diplomacia venceu hoje. Foi uma resposta de que é possível, com o diálogo, construir a paz e o desenvolvimento”, afirmou o presidente.
>>>>
Celso Amorim disse que as negociações tomaram meses e iniciaram na visita de Ahmadinejad ao Brasil, que aconteceu em novembro de 2009. “Tivemos que trabalhar por muito tempo, enfrentar o ceticismo de muitos países” disse.
>>>>
De acordo como chanceler brasileiro, a declaração entre os três países contém os elementos necessários para que haja o acordo de troca de urânio.
>>>>>
“Naturalmente, o acordo não vai resolver todas as questões que existem na questão nuclear, mas ele é o passaporte para que se possa haver discussões mais amplas que criem a confiança na comunidade internacional e, ao mesmo tempo, permitam ao Irã exercer o direito legítimo à energia nuclear para fins pacíficos, inclusive com o enriquecimento”, disse.
>>>>>>
>>>>>
Sem sanções
>>>>
Amorim disse acreditar que o acordo será suficiente para evitar sanções internacionais ao Irã. “Nós ouvimos todos, conversamos com franceses, com os americanos, com os russos, com os chineses”, disse.
>>>>>
“Há um milhão de razões para a gente ter argumentos para construir a paz e nenhum argumento para a gente construir a guerra”, concluiu Lula.
>>>>>
Opinião do blogueiro aqui: " Aos céticos e críticos, que não acreditam no diálogo como maneira mais adequada de resolver os conflítos, a resposta foi dada. Lula deu um baile em Obama e na Hilary Clinton... Eita cabra bom esse Lula!"...
>>>>

Nenhum comentário: