segunda-feira, 26 de julho de 2010

Serra chefiará a oposição de direita?

A revista IstoÉ desta semana traz uma longa reportagem sobre a “tática do medo” adotada pela campanha do tucano José Serra. Entre outras contribuições, ela afirma que os recentes ataques rancorosos e direitistas do candidato a vice, Índio da Costa, não foram gratuitos, decorrentes da infantilidade do jovem demo, já apelidado de “indiota”. A revista garante que “o comando da campanha de José Serra colocou o medo no centro da disputa presidencial”, e apresenta provas:
>>>>>
O “teste” desta tática teve início com as acusações levianas de que o PT seria ligado às Farc e ao narcotráfico. “Num primeiro momento, lideranças partidárias passaram a idéia de que Índio era apenas uma voz isolada, além de descontrolada e inconseqüente. Aos poucos, porém, foi ficando claro que ele cumpria um script previamente combinado. Muito bem orientado pelos caciques do PSDB e DEM, o vice de Serra servia de ponta de lança para uma estratégia de campanha: o uso da velha e surrada tática do medo”, relatam os jornalistas Alan Rodrigues e Sérgio Pardellas.
>>>>
“Tática do medo” é planejada
>>>>
Segundo apurou a revista, pesquisas quantitativas feitas pelo comando demotucano confirmaram que seria um erro atacar o presidente Lula, que “está acima do bem e do mal”. Mas elas também indicaram que “setores do eleitorado brasileiro ainda teriam restrições à ‘turma ligada ao Lula’... Em seis pesquisas, quando consultados sobre temas espinhosos como radicalismo e corrupção, os eleitores invariavelmente apontavam a culpa para setores “em torno” de Lula. A turma é que não seria boa”. Daí a tática do medo, de satanizar o PT, as esquerdas e a candidata Dilma Rousseff.
>>>>
Esta linha agressiva deverá prosseguir e se radicalizar na campanha. Tanto que o PSDB, o DEM e o PPS não recuaram diante das críticas à violenta direitização. O “indiota” até saiu de cena por alguns dias, mas já voltou à carga. “Já há vários indícios de ligação do Comando Vermelho com as Farc. O PT e as Farc, as Farc e o narcotráfico, o narcotráfico, o Rio de Janeiro e o Comando Vermelho, com indícios muito claros de relacionamento. Ela (Dilma) tem que dizer o que acha”, esbravejou Índio da Costa, que deveria ser processado e ter sua candidatura cassada de imediato.
>>>
Leia na íntegra
aqui.
>>>
Fonte: Blog do Miro

Nenhum comentário: